Depoimentos

Veja aqui alguns depoimentos de quem já viajou conosco:

“Gostei muito da viagem. O grupo foi bem preparado e estava muito harmonioso. Foi uma convivência muito alegre e cooperativa. Já havia ido à Índia outras vezes e foi muito bom ver aquele país do ponto de vista de um guia indiano como o Nihar que, pela própria vivência, conhece profundamente sua cultura e espiritualidade. Adorei o norte da Índia, especialmente o Rio Ganges próximo às suas nascentes com suas águas claras nas cidades de Rishikesh e Haridwar e as lindas cerimônias às suas margens ao pôr-do-sol, à luz de lamparinas de gui e ao som de mantras. Também gostei muito de ter visto um pouco da beleza natural e da cultura do Nepal.”
Rita Sarcinelli, de Porto Alegre.
*Rita Viajou conosco para a India em fevereiro de 2012.

“Depois de viajar por mais de 40 anos pelo mundo queria continuar com minhas andanças pela Ásia, iniciando pela milenar e fascinante cultura indiana. Escutando relato de amigos que haviam realizado a excursão com o grupo Anandam, liderado pelo competente mestre em Yoga, Nihar Sakar, entrei em contato com o mesmo para inscrever-me na próxima viagem. Pensava que viajar à Índia, ademais de preparar-nos mentalmente, é fundamental lermos sobre suas crenças milenares, seus deuses, suas cidades sagradas, o cotidiano de uma população de mais de 1 bilhão de habitantes, suas misérias e sua espiritualidade. E, em uma viagem de 20 dias, isto seria somente possível se acompanhados de alguém como Nihar, e sua competente companheira Naila, um ser humano transparente, correto e profundo conhecedor de todos os meandros de uma sociedade complexa, com divisão da sociedade por castas e muita pobreza.
Não só recomendo, como voltarei a viajar com o grupo para a Tailândia e o Vietnã.”
NAMASKAR
Silvia e Raul Valls, de Uruguaiana.
*Silvia e Raul viajaram conosco para a India em fevereiro de 2012.

“Já fizemos duas viagens com estas pessoas maravilhosas que são a Naíla e o Nihar (Dada) a primeira fomos para a Índia e depois para Tailândia, Vietnam, Laos e Camboja
O que dizer da Índia? Um país enorme com uma cultura muito diferente da nossa.
Um povo alegre, religioso, colorido. Os templos, a história, os hotéis. As cidades grandes, as pequenas, a pobreza, o lixo. O Rio Ganges, a festa de casamento. Os mausoléus, O Taj Mahal, tudo isso torna esta viagem uma experiência única, rica e inesquecível. A Indochina me encantou completamente. Conhecer o Vietnam, lugar do qual vimos tantos filmes de guerra, sua gente faceira, ver as plantações, seus lugares históricos, suas motos e bicicletas, a experiência de passar a noite a bordo de um barco na Bahia de Halong. Conhecer o Laos com seus monges pedintes e centenas de Templos. A colorida Tailândia, que amei especialmente Chiang Mai no norte, Bangkok, Phuket, os passeio para as Ilhas e o Camboja com seu imenso Angkor. O sentimento de segurança que se sente em todos lugares. A comida, outra experiência, o custo/benefício, o preço. Vale, recomendo, vão!! Enriquecem a vida. Obrigada Dada e Naíla
Ilse Winck, de Porto Alegre
*Ilse Winck e Valdir Gava viajaram conosco para a Índia em fevereiro de 2012 e para
a Tailândia e Indochina em fevereiro de 2013.

“Nossa viagem para Índia e Nepal nao foi apenas um passeio cultural, mas uma vivência marcante e inesquecível. O roteiro foi muito bem organizado, com o tempo muito bem aproveitado nas lindíssimas visitas aos diferentes lugares, templos, passeio de elefante, safari e participacao de um casamento, onde fomos recebidos com muito carinho e hospitalidade. Realmente os indianos sao doceis, com um olhar terno e amistoso. O colorido vibrante das vestes e saris enchem o dia de alegria e disposicao. Os hotéis foram de excelente nível de qualidade, atendimento e localizacao. Incrivel andar pelas ruas e ver as sagradas vacas atravessando as ruas como donas do pedaco ou deitadas nas calcadas, convivendo amigavelmente com as pessoas. Fiquei maravilhada com a participacao de um ritual na beira do Ganges, ao por do sol, onde as pessoas vem orar e entoar mantras, jogando barquinhos com flores e velas naquela agua gelada e limpìssima , do ponto onde estávamos. Adorei cada minuto vivido. Obrigado pela oportunidade de ter conhecido esta cultura tão diversa e fascinante pelas mãos de pessoas tão competentes e dedicadas ao grupo” Namaskar!
Heloisa Golçalves, de Porto Alegre
*Heloisa viajou conosco para a Índia em fevereiro de 2012.

“Pensando em como é difícil escolher um grupo uma empresa ou a pessoa certa que irá nos guiar na viagem dos nossos sonhos… tomo a liberdade de compartilhar um pouquinho da experiencia vivida quando da nossa viagem a Índia e porque optamos pelo casal guia Professor Nihar e sua companheira Naíla. Pesquisar e estudar sobre o país que escolhemos conhecer é de extrema importância porém, para mim o fundamental numa viagem é ouvir depoimento de pessoas a respeito da seriedade e capacidade de quem vai nos guiar! E foi desta forma que cheguei até a escola Anandam, mais especificamente até o Nihar. Desde 2008 eu e o Paulo meu marido, começamos a viajar para Ásia, no início queríamos só conhecer a capital da China, Pequim, mas não paramos por aí, nos apaixonamos pela China e cada ano que se seguiu era uma nova descoberta naquelas terras que tinha ouvido falar só nos tempos da escola de primeiro grau… resumindo a Ásia tem uma atmosfera do velho dando lugar ao novo…poderíamos voltar muitas vezes e nunca os olhos descansariam de tanta beleza!…. e aí surgiu a idéia de conhecer a Índia e como sempre as dúvidas…. como para a China tínhamos como guia um casal de chineses residentes no Brasil,nós não tínhamos dúvida que para ir para Índia teríamos que encontrar um Indiano foi quando um amigo de viagem nos falou do Nihar.
E após contato por telefone fechamos nossa viagem, confesso que fiquei um pouco apreensiva por não ter podido participar de nenhum encontro do grupo em Porto Alegre, iria conhecê-los no aeroporto em São Paulo, e para minha surpresa tive uma empatia a primeira vista com Nihar, para descreve-lo é facíl, basta uma palavra “Doçura”ou quem sabe ele é “yoga” é assim que vejo o Dada; calmo, inteligente, ponderado e bondoso.
Durante a viagem tinha vontade de me desculpar pelas perguntas talvez impertinentes que tinha enviado para ele sobre a Índia. Cumpriram tudo o que prometeram do roteiro, como acréscimo (aula de yoga) tivemos tempo suficiente para as comprinhas (que foram muitas…) sobre os hotéis, como viajante apaixonada que sou, adoro dormir bem!… foram todos muitos bons, quem sabe um ou dois hotel no interior da Índia deixou um pouco a desejar em termos de conforto, porém foi superado pela beleza do lugar.
E para meus filhos que um dia irão conhecer a Índia com certeza terão que fazê-lo com eles. Dizem que tem gente que volta do aeroporto…..eu nem consigo imaginar O PORQUE! Não se passou um dia durante a viagem que eu não agradecesse a DEUS por ter tido o privilégio de estar conhecendo e vivendo momentos tão intenso de cores, cheiros e superação em todos os sentidos! A ÍNDIA foi para mim, um lugar SINGULAR, um lugar nunca visto antes…. ao retornar dessa viagem trouxe comigo aquela sensação…de que nada tive para dar, mas que muito eu havia recebido!
Um grande abraço à todos! E ótima viagem!!!!!!!”
Neuzete Ribeiro, de Lajes (SC)
*Neuzete e Paulo viajaram conosco para a Índia em fevereiro de 2012. Para a Tailândia e Indochina em Janeiro de 2015 e para a Índia novamente em fevereiro de 2016.

“Olhando as fotos da nossa viagem à Asia, concluímos que essa viagem contribuiu para aumentar o nosso conhecimento histórico e cultural; uma aula de história ao vivo.
Foi muito bom conhecer outros costumes completamente diferentes dos nossos, que só serviram para enriquecer a nossa visão global. Visitar novas cidades, isso para não falar dos nossos novos amigos, todos muito gentis conosco e continuam sendo, através de e-mails e telefonemas.
Também felicitamos ao Nihar e a Naila pelo carinho e empenho que nos dedicaram, para que a viagem terminasse sem maiores problemas, porque fazer uma viagem assim tão longa, para países tão distantes e diferentes é complicado, mas tivemos um retorno feliz. Parabéns. Mantenha-nos conectados para a próxima viagem.”

Leni e Manuel, de São Paulo
*Leni viajou conosco para a India em 2007 e  junto com seu esposo Manuel para a Tailândia e Indochina em fevereiro de 2012.

“Temos lembrança de uma experiência muito rica, agradável e bem diferente do que já tínhamos conhecido.Dentre tudo que vivenciamos destacamos:

1. IMPRESSÕES PESSOAIS SOBRE A ÍNDIA Para mim a viagem à Índia foi tão impactante que após a volta , passei umas duas semanas sonhando como se ainda estivesse lá, visitando aqueles lugares tão diferentes e impressionantes.

Muito lindo foi apreciar as roupas das mulheres com seu colorido e harmonia. Em meio a paisagens, muitas vezes rudes (colheitas do chá, caminhar por ruas/estradas, lavar roupa), não sei como mantém aquelas roupas sempre limpas e bonitas.

No entanto, o mais especial de tudo, penso que são os indianos, quero dizer, as pessoas mesmo. Eles tem um olhar diferente, não sei explicar o quê, mas parece ser um olhar que vem diretamente seu interior/alma.

2. GERAIS: apesar das notícias sobre a situação das mulheres na Índia, estando lá como turista, em nenhum momento chegamos perto de alguma situação ao menos desconfortável quanto a este problema. Atribuo isto ao trabalho de Naíla e Dada que sempre nos conduziram a locais interessantes e seguros. Não me arriscaria a ir a Índia sem o apoio de Dada e Naíla. Considero que é, no mínimo uma vantagem, estar na Índia com um indiano.”

Namastê!

Silvia Petersen, de Porto Alegre

“Considero que as viagens tanto a Índia como ao Sudeste Asiático foram especiais pela possibilidade de podermos ficar mais próximos da forma de pensar da gente do lugar, Nas duas viagens, Dada criou oportunidades para que tivéssemos contato direto com seus amigos e contatos pessoais, também ele contou suas experiências de vida na Índia e no Vietnã, o que foi muita generosidade de sua parte ao permitir que a nossa viagem fosse multidimensional.
Ignacio Iturrioz, de Porto Alegre

*Silvia Helena e Ignacio Iturrioz moram em Porto Alegre e viajaram conosco para a India em 2009 e para a Tailândia e Indochina em 2010.

“Eu gosto muito de viajar e já fiz algumas viagens mas nunca tinha viajado em grupo porque semprei achei fosse muito chato esse esquema de excursão. Me surpreendi muito quando fiz a viagem com o grupo Anandam para a Tailândia, achei o esquema muito organizado e proveitoso e não tinha aquela rigidez que eu achava que tinha em viagem de grupo. Isso porque o Dada e a Naíla além de serem cuidadosos deixavam a gente a vontade para participar ou não dos passeios, a escolha seria de cada um. E claro que quem não participava perdia muito porque todos os guias locais eram ótimos e os passeios tornavam-se muito mais proveitosos. Por isso se você nunca viajou em grupo como eu não pense duas vezes!”

Socorro Goes, de Recife.
*Socorro viajou conosco para a Tailândia e Indochina em fevereiro de 2013.

“Amei a viagem para Indochina. Adorei o grupo. Laos para mim foi uma grata surpresa. Luang Prabang realmente merece o nome que tem (Cidade da Paz). Me senti muito bem lá. É a Ásia no seu estado mais puro. Se tivesse um único lugar para as pessoas conhecerem eu indicaria a Tailândia: belos templos, boa comida, tranquilo, belas praias, lindas ilhas, bom preço. Apesar do mau tempo, a viagem para Halong Bay no Vietnam ( o cruzeiro de 2 dias) também foi maravilhosa. O Pedro “impressionante”, nos divertiu bastante. Espero poder reencontrá-los na próxima viagem. Já mandei o roteiro para várias pessoas que conheço”.
Beijos a todos,
Maria de Lourdes Lopes Teles, de Arraial D’Ajuda (BA)
*Maria de Lourdes viajou conosco para a Tailândia e Indochina em fevereiro de 2013.

“Participei em três oportunidades os destinos sugeridos pelo Dada. Na primeira vez andamos pelo norte da Índia e pelo Nepal. Na segunda vez após percorrer o sul da Índia retornamos para o norte do país. Outra oportunidade foi ter visitado a Tailândia, Laos, Vietnam e o Camboja. Posso afirmar que a experiência foi extremamente positiva. Recomendei para vários amigos, pois penso que indo na companhia de uma pessoa com a experiência do Dada o sucesso de uma viagem inesquecível já está assegurado.
Gostaria de relatar o fato vivenciado em Haridwar. Ao chegar na cidade nas margens do rio Ganges fui tomado de uma grande emoção diante de todo aquele cenário. Lembro que fiz várias tentativas para agradecer o Dada por ter conduzido o grupo até a cidade, no entanto, me faltava a voz. Realmente naquele dia fiquei com as palavras trancadas na garganta. Foi um dia mágico. Espero outra oportunidade e voltar a compartilhar com a Ánandam uma nova viagem.” Namaskar !!!

Darcy Dickel, de Porto Alegre
*Darcy viajou conosco para a India em 2006 e 2008 e para a Tailândia e Indochina em 2010.