Índia | Nepal 2017

 

“Viajar é fatal para o preconceito, fanatismos e mentes estreitas” 

– Mark Twain –

Coordenação:
Nihar Sarkar e Naíla Andrade

Apresentação
Essa viagem tem como objetivo apresentar a Índia e sua cultura em toda sua beleza e diversidade. Para isso fizemos uma seleção de lugares, cidades e experiências que proporcionam essa percepção. Nessa viagem, vamos conhecer pequenas cidades onde podemos caminhar pela beira do rio e participar de rituais sagrados, visitar mercados, templos e conhecer antigos monumentos, palácios e construções. Vamos conhecer as grandes capitais cosmopolitas e ver os novos e antigos modos de viver. Nosso propósito com a viagem é expandir nosso olhar e mostrar as inúmeras formas de viver e habitar esta terra. Na Índia encontramos uma fonte de inspiração para vivermos de forma mais alinhada ao fluxo da vida, com grande devoção espiritual e sentido de comunidade.

Com a companhia e o olhar de Nihar Sarkar, indiano, professor de yoga e conhecedor da cultura indiana e de Naíla Andrade, antropóloga e educadora, vamos praticar yoga, sempre que possível, e mergulhar na cultura e pensamento indianos através de suas histórias e ensinamentos. A viagem é aberta a todos interessados. Convidamos você a conhecer mais sobre nossa proposta e juntar-se a nós nesta viagem de conhecimento e crescimento.

Para acessar o roteiro em versão pdf clique aqui.

Roteiro Resumido:
Saída: 02 de fevereiro de 2017
Retorno: 19 de fevereiro de 2017

Roteiro Resumido:
1o Dia (02/02) – Porto Alegre – Guarulhos
2o Dia (03/02) – Guarulhos – Delhi
3o Dia (04/02) – Delhi
4o Dia (05/02) – Delhi
5o Dia (06/02) – Delhi – Varanasi
6o Dia (07/02) – Varanasi
7o Dia (08/02) – Varanasi – Agra
8o Dia (09/02) – Agra – Jaipur
9o Dia (10/02) – Jaipur
10o Dia (11/02) – Jaipur – Pushkar
11o Dia (12/02) – Pushkar
12o Dia (13/02) – Pushkar – Delhi
13o Dia (14/02) – Delhi – Rishikesh
14o Dia (15/02) – Rishikesh
15o Dia (16/02) – Rishikesh
16Dia (17/02) – Rishikesh – Haridwar
17o Dia (18/02) – Haridwar – Delhi
18o Dia (19/02) – Delhi – Guarulhos
19o Dia (20/02) – Guarulhos – Porto Alegre

Roteiro Detalhado
1º dia – (2/fev) Porto Alegre* – Guarulhos
Encontro com todo o grupo no aeroporto internacional de Guarulhos. Lá vamos aguardar o horário de nosso vôo para Dubai.

*É possível a saída de qualquer capital do país. Consulte as condições.

2º dia – (3/fev) Guarulhos – Dubai
Na madrugada saímos de Guarulhos com destino à Dubai. Noite a bordo. De Dubai seguimos em Conexão para Delhi.

3º dia – (4/fev) Dubai – Delhi
Seguimos em viagem de Dubai para Delhi. Chegada em Delhi pela manhã. Check-in e descanso no hotel. Tarde livre.

4º dia – (5/fev) Delhi
Pela manhã após café da manhã, vamos conhecer a capital da Índia. No programa faremos um City tour pela antiga Delhi (Old Delhi): capital dos Imperadores Mugóis. Visita ao Red Fort (o maior Forte e Palácio do Império Mugól, construído em 1648 pelo Imperador Shah Jahan), e a mesquita de Jamma Masjid (também construída por Shahjehan). Visita ao Raj Ghat, um memorial ao Mahatmma Gandhi e passeio de rickshaw pela rua Chandni Chowk, um mercado da antiga Delhi. Após city tour em Nova Delhi, visitaremos o Qutab Minar, passaremos pela área do Parlamento, da embaixada.

5º dia – (6/fev): Delhi – Varanasi
Horário do vôo: Saída: 10:25 | Chegada: 11:50.
Pela manhã após café da manhã faremos check-out do hotel e transfer para o aeroporto onde embarcaremos para Varanasi. Varanasi é uma cidade sagrada para os hindus e que recebe um grande número de peregrinos e visitantes diariamente. Os hindus acreditam que Varanasi é um portal para o céu (seu nome significa literalmente Porta do Céu), e que aqueles que morrem ali serão purificados e terão sua alma liberada. Por isso Varanasi é um local onde ocorrem centenas de cremações nos ghats sagrados a beira do Rio Ganges e também onde muitos hindus moribundos vão para esperar a morte. Após chegada em Varanasi faremos check-in no hotel e sairemos para caminhar e conhecer a cidade. Ao fim da tarde vamos a uma cerimônia de Arati, na beira do rio Ganges.

6º dia – (7/fev):Varanasi
Pela manhã sairemos bem cedo para passear de barco e ver o amanhecer no Rio Ganges. Do barco, podemos assistir a centenas de devotos se banhando no rio Sagrado e também as cerimônias funerárias nos crematórios a céu aberto de Varanasi. Um momento para introspecção e reflexão.
Após o passeio de barco voltaremos para o hotel para tomar café da manhã e em seguida caminhar pelas ruas e conhecer um pouco do dia a dia dos Indianos que vivem ali. À tarde vamos para Saranath, uma cidade a 11km de Varanasi. Lá Sidharta Gaotama, o Buda, proferiu seu primeiro sermão, após sua iluminação. Em Saranath encontramos as ruínas de monastérios budistas construídos há mais de 2000 anos, provavelmente a primeira experiência de comunidade de monges do mundo. Fim de tarde voltaremos para Varanasi.

7º dia – (8/fev) – Varanasi – Agra
Horário do vôo: Saída: 12:25 | Chegada: 13:55.
Após café da manhã check-out do hotel e transfer para o aeroporto onde embarcaremos para Agra. Após chegada em Agra, check-in no hotel e logo sairemos para visitar a uma das sete maravilhas do mundo moderno: o Taj Mahal. Ícone do amor eterno, o monumento do séc. XVII foi construído para abrigar os restos mortais de Mumtaz Mahal, esposa preferida do imperador Shahjehan. Construído em mármore branco e entalhado com pedras semi-preciosas, o Taj expressa a mais refinada arquitetura Indo-mugól.

8º dia – (9/fev) – Agra – Jaipur
(Distância: 245 km | 6 horas de viagem de ônibus)
Após café de manhã, vamos visitar o forte de Agra que se localiza 2,5 km de distância do Taj Mahal. Essa cidade murada constitui-se como uma das mais belas construções do mundo e foi morada de gerações de soberanos Mughais como Akbar e Shah Jahan e declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Por trás de suas massivas muralhas de tijolos vermelhos escondem-se palácios em mármore branco, finamente decorados por artistas vindos de várias partes da Ásia. Esse foi o local onde o poderoso Shah Jahan foi aprisionado por seu filho e onde viria a passar os últimos anos de sua vida. Deposto e isolado, seu único consolo era ver dali, ao longe, o Taj Mahal, que mandara construir em homenagem a sua esposa favorita. Após a visita ao Forte de Agra seguimos em viagem para conhecer a cidade de Jaipur. Jaipur, também conhecida como Cidade Rosa, é a capital do Rajastão, a terra dos reis. Essa região foi por muitos séculos governada por reis hindus poderosos (os marajás). A cidade guarda um inestimável patrimônio arquitetônico e cientifico da época dos grandes reis.

9º dia – (10/fev) – Jaipur
Após café da manhã, partimos de ônibus para Amber, a antiga capital dos Rajputs. Lá visitaremos o palácio de Amber, antigo forte e palácio dos reis, localizado em cima da montanha. Para chegar lá, subimos nos elefantes decorados de maneira tradicional, como se fazia na época dos maharajas (marajás) do século XVII. Visita ao palácio e fim da tarde retorno para Jaipur, a cidade Rosa, capital do Rajastão. Visita a alguns palácios como Hawa Mahal, o Palácio dos ventos e o Chand Mahal, atual palácio da família dos Maharajas e museu da cidade.

10º dia – (11/fev) Jaipur – Pushkar
Distância: 140km | 3 horas de viagem de ônibus.
Após café de manhã partiremos para Pushkar. Durante nossa viagem podemos visualizar um pouco da Índia rural com suas plantações que ocupam quase todo o território do país e seus trabalhadores, homens e mulheres que cultivam a vida simples do campo. Chegaremos em Pushkar por volta do meio dia. A cidade de Pushkar tem seu próprio charme, incomparável com qualquer outra cidade. Situa-se ao redor do Lago Pushkar, um dos mais sagrados lagos do Hinduísmo. Sua origem é cercada de lendas e histórias magicas. O lago de Pushkar é cercado por templos todos brancos e ghats (local onde se realizam as cerimônias e rituais Hindus). Pushkar também é conhecida por sua produção de rosa, lá podemos encontrar diversos produtos a base de rosas como óleos, água, geléias, vinagres. Dia livre para conhecer e sentir a cidade no fim da tarde, visita ao templo de Brahma e meditação na beira do lago.

11º dia – (12/fev) Pushkar
Dia livre para meditar, praticar yoga e visitar os Ghats na beira do lago de Pushkar. A tarde safári de Camelo nas dunas de deserto.

12º dia – (13/fev) – Pushkar – Delhi
Horário do trem: Saída 15:45. Chegada: 22:40
Após café de manhã dia livre para visitar templos, ghats ou simplesmente contemplar. A tarde viagem de trem para Delhi. Jantar no trem. Após chegada, acomodação no hotel e descanso.

13º dia – (14/fev) Delhi- Rishikesh
Distância: 260 km | 7h de viagem de ônibus.
Após café da manhã sairemos com destino a Rishikesh, também conhecida como Tapo Bhumi (o local de meditação dos Deuses). Linda e encantadora, essa cidade é um dos maiores centros de peregrinação da Índia. Lá encontramos muitos homens santos (os sadhus) pelas ruas da cidade. A cidade é situada em torno do Rio Ganges, onde vemos centenas de templos e ashrams sendo por isso considerada a “meca” do yoga. Lá visitaremos alguns templos e ghats (locais sagrados à beira do rio), e Ashrams.

14º dia – (15/fev) – Rishikesh
Após café da manhã, vamos passar o dia livre pela cidade. A tarde vamos juntos assistir ao ritual de puja na beira do rio Ganges onde assistimos centenas de meninos cantando mantras, fazendo rituais e meditação.

15º dia – (16/fev) – Rishikesh
Dia livre onde podemos praticar yoga, agendar uma massagem ayurvédica, tomar banho no rio Ganges, fazer Rafting, mapa astral ayurvédico ou simplesmente contemplar no beira do rio ganges.

16º dia – (17/fev) – Rishikesh – Haridwar
Distância: 30 km | 1h de viagem de ônibus
Apos café da manhã viajaremos para a cidade de Haridwar. Haridwar uma cidade antiga vizinha de Rishikesh, a beira do Rio Ganges, onde podemos ver as montanhas do Himalaia. Haridwar é uma cidade sagrada para os hindus e onde encontram-se muitos templos. Chegando na cidade, sairemos para caminhar e conhecer alguns templos e ao fim da tarde vamos assistir a uma cerimônia de arati, na beira do rio Ganges. Inesquecível!

17º dia – (18/fev) – Haridwar – Delhi
Distância: 210 km | 5h de viagem de ônibus
Após café de manhã partimos para Delhi por terra. Check-in no hotel e dia livre para aproveitar nossos últimos momentos na Índia.

18º dia – (19/fev) – Delhi – Guarulhos
Dia livre para descansar e aproveitar nossos últimos momentos na Índia.
A noite partimos de volta para o Brasil. Noite a bordo.

19º dia – (20/fev) – Guarulhos – Porto Alegre
Seguimos em trânsito para Guarulhos e de lá para Porto Alegre (ou outras capitais).

Hospedagem:
Delhi: The Royal Plaza (4*)
Varanasi: The gatewy hotel Ganges (5*)
Agra: The crystal Sorovar Premiere (4*)
Jaipur: Ramada Hotel 4*
Pushkar: Hotel Pushkar Palace (4*)
Rishikesh: Devine Resort (3*)
Haridwar: Haveli Hari Ganga (Heritage)